3ª Edição

EDITORIAL

A Edição Especial (2021/1) da Revista Científica do USJ contempla o evento I Seminário de Educação e Comunicação: ambientes virtuais de aprendizagem – itinerários, internet e suas interfaces na formação para a docência On-line, ocorrido segundo semestre de 2020, e teve como

intenção ampliar o diálogo, saberes e sentidos acerca da docência on-line. Na ocasião, considerando os impactos da pandemia da COVID-19, as discussões nortearam possibilidades de práticas educativas e a interface com uma docência que se faz on-line, mas busca uma presencialidade.

Nas rodas de conversa estiveram presentes acadêmicas/os e o corpo docente do Centro Universitário Municipal de São José, profissionais da Educação de diferentes espaços educativos e, ainda, as palestrantes Professora Dra. Eliane Schlemmer (UNISINOS - RS), e o Professor Dr. Marco Silva.

Nas apresentações de trabalho, eixos nortearam Grupos de Trabalho:

Eixo 1: Educação e Comunicação

Eixo 2: Gestão e Conhecimento

Eixo 3: Docência online

Eixo 4: Educação em tempos de pandemia

Eixo 5: Práticas pedagógicas criativas na docência

Eixo 6: Educação


  • Essas discussões e abordagens, geraram os seguintes artigos:

  • Os desafios do ensino remoto para uma turma de dança criativa de crianças entre 4 e 6 anos durante a pandemia.

  • O material didático no ensino de inglês: possibilidades de inclusão.

  • Residência pedagógica: novas compreensões e “movimentos de aprendizagens” para a metodologia ativa na formação docente.

  • O ensino remoto de ginástica rítmca para crianças em tempo de pandemia.

  • Material dourado na alfabetização: matemática sem traumas.

  • Educação a distância: as causas da evasão, os não lugares e suas manifestações.

  • Pedagogia hospitalar: o papel do/da pedagogo/a e sua relação com estudantes em situação de internação.

  • Avaliação por rubrica nos cursos a distância do CERFEAD/IFSC.

  • As contribuições da covid-19 na intensificação da precarização da educação em Florianópolis.

  • Estágio supervisionado on-line: práticas pedagógicas e mídias digitais.

  • O uso da abordagem desing thinking como metodologia ativa em projetos de startups para alunos de ensino superior do Centro Universitário Municipal de São José- SC.


Assim, convidamos para a leitura de nossa Edição Especial (2021/1) da Revista Científica do USJ, cujos publicações apontam a contribuição das áreas no fortalecimentos de momentos e espaços educativos em prol de uma reflexão ampla acerca da educação e da sociedade.

Boa leitura!


Equipe Editorial 2021