2ª Edição

EDITORIAL

A 2ª Edição da Revista Científica do USJ contempla os princípios multidisciplinares propostos por este periódico. Sendo assim, os trinta Artigos Científicos publicados nesta coletânea ilustram a diversidade de temas pesquisados e resultados que enriquecem a pesquisa científica e, sobretudo, a troca de saberes tão buscado no âmbito acadêmico, seja ele na Graduação, Pós-graduação Lato ou Stricto Sensu. O Centro Universitário Municipal de São José reforça, por meio desta publicação, o nível de ensino de excelência e o investimento em projetos de pesquisa e extensão que visam ao estímulo de investigações sobre assuntos contemporâneos que permeiam as discussões acadêmicas em diversas esferas do saber. Os resultados de investigações científicas – cada qual com o seu grau de relevância – também beneficiam a sociedade, pois possibilitam disseminar conhecimentos que possam ser empregados na prática ou como princípio norteador de ações em cenários econômicos, políticos, educacionais ou sociais.

Muitos trabalhos, aqui publicados, foram escritos por docentes e alunos recém-graduados e pós-graduados da própria instituição. Além disso, autores de outras instituições de Ensino Superior contemplam esta edição com seus trabalhos de pesquisa.

Os temas destacados nesta publicação são de diferenças áreas, o que marca o diálogo entre pesquisadores das áreas de ciências exatas e humanas.

Temas como sustentabilidade empresarial, perfil do contador brasileiro na contemporaneidade e contabilidade digital são trazidos para discutir questões cruciais no âmbito das Ciências Contábeis, haja vista as mudanças constantes deste cenário. Abordagens que contemplam os seguintes artigos:

  • Sustentabilidade empresarial e desempenho econômico-financeiro: uma análise de empresas listadas na B3 pertencentes a 13ª carteira do ISE.

  • A percepção dos acadêmicos do curso de ciências contábeis sobre os conhecimentos trabalhados no curso e o perfil exigido pelo mercado.

  • Gestão de custos: um estudo de caso na barbearia alfa.

  • Análise da capacidade de pagamento das empresas calçadistas listadas na b3 por meio do fluxo de caixa operacional.

  • Infrações ao código de ética profissional do contador (CEPC): uma análise no estado de Santa Catarina.

  • As expectativas dos acadêmicos de ciências contábeis e a realidade do mercado de trabalho do profissional contábil.

  • Alterações geradas pelo RE 576.706 no âmbito tributário empresarial.

  • A adoção de um processo de segurança de dados para o contador da era digital.

  • Análise de aderência aos limites fiscais requeridos pela lei de responsabilidade fiscal: um estudo de caso nos municípios da grande Florianópolis (SC).

  • O perfil do contador brasileiro e a contabilidade digital.


Na ciência da Administração as temáticas incidem em metodologias ativas, educação profissional e tecnológica, projetos e recursos humanos em busca de caminhos para o desenvolvimento e melhoria na qualidade de vida da sociedade. São os artigos:


  • O uso da abordagem design thinking como metodologia ativa em projetos de startups para alunos de ensino superior do centro universitário municipal de são José- SC.

  • Design thinking na educação profissional e tecnológica: utilizando suas etapas para identificar melhorias nos cursos de capacitação profissional ofertados na modalidade EAD.

  • Análise da satisfação dos síndicos com os serviços prestados por administradoras de condomínios em Florianópolis – SC.

  • Percepção com relação aos serviços prestados pelo RH da empresa XY.

  • E-commerce e marketing digital: comportamento e expectativa dos consumidores.

  • Marketing de influência na decisão de compra no segmento de beleza.

  • Marketing digital: uma pesquisa sobre o comportamento do consumidor digital de aplicativos de comida delivery.

  • Práticas administrativas em pequenas estruturas organizacionais: uma análise na empresa X baseada na literatura sobre gestão profissional.

  • A importância do recrutamento e seleção em relação à baixa rotatividade de funcionários da empresa X.


Os saberes interdisciplinares experienciados nos diversos contextos educacionais (formal e não formal), as relações entre educação, mídias e tecnologias digitais, e ainda a preocupação com a ética, estética e política nos espaços educativos, são algumas das temáticas abordadas na área da Pedagogia. Discussões norteadas nos seguintes artigos:


  • A lei da aprendizagem na perspectiva do jovem aprendiz: um estudo de caso na RENAPSI – rede nacional de aprendizagem, promoção social e integração.

  • De trás para frente, e viveram felizes para sempre...: as contribuições dos contos de fada no desenvolvimento das crianças.

  • O papel do professor na educação inclusiva.

  • A importância da prática interdisciplinar – ensinar de maneira atrativa.

  • Situações lúdicas: desafios e possibilidades no primeiro ano do ensino fundamental.

  • Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: diálogos na formação do professor dos anos iniciais.

  • Desenvolvimento infantil: intencionalidade pedagógica em foco.

  • A ludicidade na transição da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental.

  • Gestão escolar: um estudo sobre as competências desenvolvidas na mediação de conflitos.

  • A ausência de diretrizes curriculares para as escolas profissionais de São José contribuem para a evasão?

  • A problemática com a alfabetização e o letramento da linguagem cartográfica: desafios dos professores nos anos finais do ensino fundamental.

  • A cultura organizacional: um benefício ao corpo docente.

  • Prática docente na educação infantil: oportunidade para o desenvolvimento da criatividade das crianças.


Assim, convidamos para a leitura de nossa 2ª Edição da Revista Científica do USJ, cujos artigos buscam difundir, refletir e ampliar conhecimentos, intencionando a contribuição das áreas e o fortalecimento dos espaços educacionais.

Boa leitura!


Equipe Editorial 2020