1ª Edição

EDITORIAL


A Revista Científica do USJ é uma publicação eletrônica anual do Centro Universitário de São José (USJ), cuja proposta é ampliar discussões contemporâneas sob a ótica interdisciplinar na área de Ciências Humanas. Neste sentido, são aceitos Artigos Científicos que contemplem debates sobre temas das áreas de Administração, Contabilidade, Tecnologia da Informação, Pedagogia, Economia, Comunicação, Sociologia, Direito e correlatas.

Nesta 1ª edição do periódico, são apresentados oito artigos de alunos e professores da instituição (USJ) e de outras universidades da região. Os temas são variados e ilustram definições e análises de assuntos atuais sob perspectivas científicas.

O primeiro Artigo Científico desta edição é intitulado Relações humanas: um estudo sobre a inteligência emocional dos alunos do curso de Administração do USJ . Desenvolvida por Amanda Clave e Alessandra Tonelli, a pesquisa objetiva identificar o nível de inteligência emocional dos acadêmicos do curso de Administração do Centro Universitário Municipal de São José. Na sequência, ilustra-se uma temática bastante discutida na contemporaneidade, que é a educação sexual na formação de professores. Escrito por Renata Trilha Vieira Rosenbrock e Graziela Raupp Pereira, o artigo A importância da educação sexual na formação de professores para o ensino básico tem a finalidade de verificar o processo de formação em educação sexual dos futuros professores do Ensino Básico.

O próximo tema apresentado nesta coletânea é o letramento digital no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes da EJA. O texto Alfabetização e letramento digital: um estudo sobre a identidade do aluno e as práticas pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos (EJA), escrito por Evelyn Saurin de Jesus e Ingrid Nicola Souto, tem como objetivo investigar as especificidades do perfil do aluno da EJA diante da cultura digital. Nesta mesma linha temática, o artigo Fluência tecnológico-pedagógica na educação de jovens e adultos: novos objetivos para velhas coisas na formação inicial do professor, de autoria de Wanderléa Pereira Damásio Maurício discute a fluência tecnológico-pedagógica na ação docente do professor e da professora da Educação de Jovens e Adultos com ênfase na ação dos acadêmicos-estagiários e nas práticas pedagógicas planejadas, dando sentido à fluência tecnológica pedagógica na atuação docente.

Evidenciação e mensuração de ativos intangíveis sob a perspectiva do CPC 04 (R1): uma análise das empresas de tecnologia da informação listadas na BM&F Bovespa é o quinto artigo da revista. Os autores, Schayene Santos Matias e Fernando Nitz de Carvalho, analisam se as empresas de tecnologia de informação do segmento de Programas e Softwares listadas na BM&F Bovespa mensuram e evidenciam seus ativos intangíveis de acordo com o que estabelece o Pronunciamento Técnico 04 (R1) do CPC. Por sua vez, o trabalho Implementação de um e-commerce utilizando-se as ferramentas planejamento estratégico e Balanced Scorecard, desenvolvido por Edson Schmitz, Rodrigo Pires Rodrigues e Marilda da Penha Teixeira Nagaoka, visa desenvolver o Planejamento Estratégico e o Balanced Scorecard para uma empresa do segmento e-commerce de produtos de estética masculina. Sob a ótica administrativa, Camila Martarello Machado e Fernando Cunha Bastos apresentam o artigo Gestão da qualidade: um estudo de caso de uma indústria da grande Florianópolis, cujo objetivo é descrever o processo pela qual uma indústria da grande Florianópolis realizou para alcançar a certificação ISO 9001.

Por fim, Gilson Karkotli verifica, em sua pesquisa, se o assédio sexual representa um valor social a ser considerado na relação trabalhista, discutindo também o conflito entre sexualidade a sensualidade na relação de trabalho. O artigo Assédio sexual à luz dos direitos humanos: um novo olhar na relação trabalhista ilustra essa abordagem.

Convidamos a todos a conhecerem os trabalhos desta edição. Esperamos que este 1º Volume da Revista Científica do USJ seja o primeiro de muitos outros que virão para estimular e ampliar a qualidade da pesquisa científica no Centro Universitário Municipal de São José (USJ) e oportunizar um espaço para a divulgação de novos saberes de egressos do USJ e da comunidade em geral.



Equipe Editorial 2019